quinta-feira, 12 de abril de 2012

Chulé : Por que acaba Surgindo ?

Tudo Sobre Chulé .






Chulé, quem já não sofreu com esse mal. Ai meu Deus, Preciso tirar o tênis em público, o que fazer?
Chulé é causado pela ação das bactérias causando odor. Bromidrose são os odores desagradáveis do corpo humano. Écrina são glandulas que regulam a temperatura do corpo, e que atuam no nosso corpo desde o nascimento. Se a temperatura do corpo é quente, transpira-se mais(Hiperhidrose), deixando o corpo molhado, o que causa odores desagradáveis pela ação da bactérias. A hiperhidrose , suor excessivo é hereditário.


Uma boa higiene, pés bem lavados, sapatos arejados pode ser uma boa solução. Lave bem, esfregando-os levemente e secando bem e entre os dedos. Se preferir seque-os com secador de cabelos com ar frio.


 Qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, está suscetível a ter chulé. Os adolescentes, porém, sofrem mais com o chulé. Os hormônios aumentam a transpiração nos pés. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertiroidismo, diabetes e obesidade. Em alguns casos, o chulé acompanha problemas como micoses, alergias e eczema.
Mas,de fato, estas podem ser só as conseqüências de causas mais profundas e ao mesmo tempo até bem simples de controlar, como por exemplo o consumo excessivo de carnes vermelhas, pois tendo estas grande quantidade de toxinas, o organismo tende a excretá-las, o que pode tornar a secreção mais apetecível às bactérias e por sua vez as fezes destas causarem os tais odores.




O mau cheiro decorre da ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele.
As bactérias estão presentes na epiderme, a camada superficial da pele.A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo.A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha ou de plástico e meias sintéticas facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.




O chulé é algo que realmente incomoda, pois é muito difícil encontrar pessoas que admitem possuir chulé. Infelizmente o chulé quando é muito forte pode ser sentido de certa distancia as pessoas que sofrem com este incômodo se sentem na maioria das vezes incomodadas em certos lugares.
Muitas pessoas pensam que o chulé se da por falta de higiene quando na verdade este é somente mais um fator normal de algumas pessoas. Na verdade o chulé se dá por causa da umidade excessiva dos pés que às vezes se dá por calor, uso de sapatos fechadas e até mesmo meias coloridas.
O suor se da por causa da umidade do pé como já foi dito acima o que pode provocar um grande numero de fungos e bactérias que se alimentam de restos das peles dos pés. Então para que estes cheiros possam ser prevenidos é preciso que tome algumas atitudes como :

- Sempre que for toma banho lave corretamente os pés com sabonetes antibacteriano, não se esquecendo dos espaços entre os dedos e as unhas limpas;


- Procure não usar todos os dias o mesmo sapato, pois depois de um dia inteiro de uso o sapato fica úmido e é preciso deixar que ele seque para que use novamente. O indicado também é que o lave freqüentemente e sempre que possível o deixe secar no sol;


- Evite o Maximo o uso de sapatos fechados e não empreste sapatos de outras pessoas em hipótese alguma;


- Use sempre talco antes de calçar os sapatos, os talcos podem ser usados em pó ou então em spray. Estes talcos ajudam a acabar com a umidade dos pés;


- Esfolie os pés pelo menos uma vez por semana;


- Evite usar tênis sem meias;


- Opte sempre por meias de algodão que ajudam a sugar a umidade dos pés;


- Nunca ande descalço por lugares úmidos, nem use sapatos e meias úmidas;


- Antes de dormir faça uma pequena escalda pés com há preto, que tem como objetivo evitar a transpiração dos pés e conseqüentemente evitar o chulé.


- Antes de dormir procure sempre usar hidratantes nos pés.

 nome real do chulé nos pés é pouco conhecido, mas existe e chama-se Bromidrose que é algo que não escolhe pessoas e pode ocorrer com qualquer pessoa, independente de qual é o seu sexo, idade ou classe social. Existem pessoas que teem chulé constantemente, casos estes que precisam de tratamento médico, pois provavlmente a causa é genética. Outras pessoas tem o famoso chulé temporário, que é muitas das vezes causados após um longo e estressante dia de trabalho, onde o indivíduo passou o dia todo com um sapato de couro, totalmente fechado, não proporcionando ao pé, condições adequadas de respiração, causando assim a ploriferação das bactérias que causam o tão constrangedor mau cheiro.



De onde vem o Chulé.

Por que será que algumas pessoas têm um cheiro mais forte nos pés do que outras? Os pés são partes do corpo que mais transpiram e por conta disso temos bactérias na pele com a função de absorver esse suor e jogar fora a sobra. Por isso o chulé.


Nosso corpo todo transpira, mas o que acontece é que usamos meias e sapatos e isso favorece um ambiente adequado para as bactérias, um ambiente úmido. Então, quando tiramos o tênis liberamos um cheiro desagradável que é a excreção das bactérias coletadas de nossos pés, meias, sandálias, etc.
Mas porque aquele amigo tem um chulé mais forte que o seu? Porque algumas pessoas têm mais chulé do que outras? Provavelmente ele transpira bem mais que você. O mau cheiro está diretamente ligado ao tanto que um indivíduo transpira.
Para se livrar desse cheirinho que incomoda muitas pessoas você deve usar sempre meias limpas, utilizar sabonetes bactericidas e deixar o tênis arejando antes de usá-lo novamente. Fazendo isso você consegue diminuir o número de bactérias de seus pés.
Agora, evitando o uso de sapatos apertados, usando meias sempre quando for calçar tênis e algum produto anti-odor e anti-transpirante você consegue eliminar boa parte da transpiração dos pés. Caso essas dicas não ajudarem, procure um especialista no assunto. Ele receitará um medicamento com intuito de tratar esse odor forte, matando boa parte das bactérias e reduzindo sua transpiração.




25695 chule Chulé: Por que Acaba Surgindo?


Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene.
O mau cheiro decorre da ação de bactérias, que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. As bactérias estão presentes na epiderme, camada superficial da pele. A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo. A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha, de plásticos, meias sintéticas, facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.
O odor desagradável nos pés pode gerar incômodo não apenas à pessoa que apresenta o problema, mas também àqueles que estão à sua volta.
O suor é composto por água e sais minerais e não possui cheiro, mas, quando em contato com as bactérias colonizadas nos pés, devido ao uso de sapatos fechados, sem ventilação, ou em decorrência de estresse e alterações hormonais, surge a situação tão incômoda e com odor ruim.
Para se cuidar contra o problema de chulé, a pessoa deve lavar os pés e entre os dedos, usar sandálias ou sapatos com meias de algodão e usar também desodorantes antitranspirantes. Talcos e sabonetes só devem ser utilizados com prescrição médica. O pó anti-séptico evita a proliferação de bactérias, além de funcionar como compressores dos poros e inibidores da secreção de suor.
Outro aliado são as lontoforese, umas placas que, quando colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminuem a transpiração. Há também o uso de medicação, que deve ser prescrito pelo médico, quando necessário.
O ideal é ter um cuidado específico com essa região, evitando condições que favoreçam a proliferação de bactérias. A higiene também é fundamental. Procure usar meias de algodão, evitar o uso de tênis sem meias, expor os calçados ao sol, trocas as meias todos os dias, secar bem os pés, usar cremes esfoliantes, dentre outras orientações. Use vai ajudar a diminuir o problema.




Como acabar com o Chulé .




Vamos descrever como se faz um remédio para acabar com o chulé, tirar o fedor dos pés, eliminar o mau cheiro dos pés, acabar com a micose que provoca o fedor, mau cheiro, chulé, nos pés, usando REMÉDIOS CASEIROS.
As recomendações básicas são as mesmas que se fazem para as micoses: não usar calçado apertado; não usar calçado de borracha (usar pele e couro, pano, ou “naturais”); não usar meias com fibras sintéticas, usar algodão, evitar as condições que provocam transpiração; pôr os pés ao léu (usar calçado aberto ou andar descalço) sempre que possível… Mas isso não chega! Até porque, quem tem o problema do chulé, muitas vezes se inibe de andar com os pés ao léu, precisamente por causa do mau cheiro.

Para acabar com o chulé em pouco tempo deve preparar, no mínimo, uma tintura de ALECRIM e uma tintura de ALFAZEMA (lavanda). Pode ainda preparar e usar: tintura de pinheiro, de cipreste…
A forma que usamos para preparar as tinturas aplica-se a todas elas: colocar uma boa porção da planta respectiva: ALECRIM, ALFAZEMA, PINHEIRO, CIPRESTE, o que for, num frasco de vidro, de boca larga e cobrir com álcool até um ou dois centímetros acima da planta. Deixar repousar cerca de 12 horas antes da primeira aplicação e depois guardar assim mesmo sem separar as plantas, porque a tintura só é "tintura", ao fim de vinte dias. As tinturas duram anos (se não se gastarem antes, é claro!).

A estratégia para acabar com o chulé é:


colocar num cálice (vidrinho), numa chaveninha (xícara pequena), ou num pratinho, umas quantas gotas de tintura de ALECRIM e/ou de ALFAZEMA (lavanda), juntar (ou não) as duas tinturas e algumas das outras nas proporções que produzam o aroma que lhe é mais agradável.
As tinturas de Lavanda ou de Alecrim são básicas para o tratamento e devem ser usadas sempre, separadas, ou em conjunto, ou misturadas com as outras, conforme cada um preferir.
Se quiser acelerar o cura da micose pode juntar também uma ou duas gotas de tintura de cravinho.


Juntar, à quantidade de tintura que se vai usar (deve ser o suficiente para aplicar na totalidade dos pés) um pouco de água (menos de metade da quantidade de tintura), mexer com o dedo e aplicar.
Se se preferir um efeito bem hidratante, então deve-se juntar, além da água, igual quantidade de óleo de girassol ou de soja. ou azeite mesmo, e um pouco de óleo para o corpo, ou óleo de bebé. Também pode juntar a um creme ou leite corporal. Mexe-se e fica cremoso, muito agradável.


Este preparado, com as tinturas, um pouquinho de água e os óleos, é excelente para usar como creme hidratante, para todo o corpo, depois do banho e o melhor tratamento que há para a pele e para as rugas.

Também é óptimo para acabar com a comichão, impinges, coceira, etc. aplicando a tintura (ou mistura de tinturas) pura.
Outros cuidados a ter:

Lavar os pés sempre que se muda de calçado (ou, pelo menos, duas vezes ao dia), juntando umas gotinhas de água oxigenada à água onde se lavam os pés. Depois da lavagem seca-se e aplica-se o preparado da alínea anterior, nos pés, massajando bem. Não secar depois, deixar assim mesmo que seca rapidinho.

O calçado deve ser lavado todos os dias, se isso for possível, ou então limpo por dentro, passando com um algodão (ou paninho) molhado em água oxigenada, primeiro, e depois com a mesma mistura das tinturas, mas sem água, azeite ou óleo.

Também pode usar só a água oxigenada, mas o efeito não é tão espectacular nem tão agradável. Na verdade até prejudica a hidratação dos pés…
Fazendo, com persistência, este tratamento que aqui se descreve, consegue acabar com o chulé em poucos dias. Depois é só fazer a manutenção: usar o tratamento 3 ou 4 vezes por semana, no mínimo.
Experimente que vai adorar. A sensação é óptima e a auto estima sobe muito…



1. Por que ele é causado?O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.

2. Existe algum tipo de suor que é mais propício ao problema?Não exatamente. Na realidade, o odor resulta da ação de bactérias e fungos na queratina macerada pelo suor. Homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, mas pode ocorrer também em crianças.

3. Usar a mesma meia mais de uma vez é prejudicial? Por quê?As meias devem ser trocadas diariamente e ser, de preferência, de algodão. As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais.

4. O calçado pode ser usado novamente sem lavar?O ideal é que as pessoas, no mínimo, exponham os sapatos ao sol depois de usar. O calor seca o suor, diminuindo as bactérias e os fungos. E tente não repetir o mesmo calçado em dias seguidos.

5. Os talcos realmente previnem o problema?Existem alguns sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho, que podem auxiliar na profilaxia. Eles agem diminuindo o suor e eliminando as bactérias que trazem o mau cheiro nos pés.

6. Qual a diferença ente um talco comum e os próprios para os pés?
Os talcos próprios para os pés podem ser grandes aliados no tratamento contra o chulé, porque absorvem a umidade e podem conter substâncias anti-sépticas.

7. Algum material usado nos calçados é mais propício a dar mau cheiro?
O uso contínuo de sapatos fechados de borracha ou de plástico, além de meias sintéticas, facilitam a produção de suore impedem a ventilação dos pés. Por isso, é melhor evitá-los se você tem tendência a ter chulé.

8. Por que, em geral, os homens sofrem mais com o problema?Na verdade, qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode ter esse mau odor nos pés. No entanto, os homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, porque o hormônio testosterona pode determinar uma maior transpiração nos pés. Além disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. As mulheres também podem ser atingidas pelo chulé, no entanto em menor número porque elas costumam utilizar sandálias abertas e trocam os sapatos com maior freqüência do que os homens.

9. E existe uma maneira de acabar de uma vez por todas com o chulé?Para ficar livre do chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Assim, a umidade dos pés é eliminada, dificultando a ação dos fungos e das bactérias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário