segunda-feira, 23 de abril de 2012

Esmaltes.


Sua origem!




O uso do esmalte já era uma preocupação presente no cotidiano das rainhas egípcias.

Ao falar sobre esmalte, muitas pessoas logo se lembram do hábito que muitos têm em pintar ou reforçar as unhas através dessa mistura química que pode ser incolor ou multicolorida. As mulheres, em sua maioria, se perdem na infinidade de cores (muitas delas com nomes incompreensíveis) que prometem um visual mais elogioso ou mais antenado. Além disso, vários violonistas empregam o material para que as unhas não quebrem durante uma apresentação.
Apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.
O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
A tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Numa época em que o recato era uma importante virtude, a extravagância dos esmaltes não seria nenhum pouco prestigiada.
Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.
Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.
Nas décadas seguintes, vemos que a tecnologia empregada foi se tornando cada vez mais complexa. As unhas postiças parecem como uma boa alternativa de se chamar a atenção sem gastar horas na manicure. Há poucos anos foram disponibilizadas máquinas capazes de imprimir uma imagem digital nas unhas. Difícil é saber onde a indústria da beleza pode chegar a fim de atiçar a vaidade feminina.

Uma das ferramentas do backstage do wordpress nos mostra quais palavras as pessoas digitam nas ferramentas de busca que as levaram a entrar no blog. E uma busca recorrente é justamente sobre a história do esmalte. Vamos à ela?
A idéia de colorir as unhas é bem antiga. Estima-se que em 3000 antes de Cristo, os Chineses, Italianos e Japoneses já tinham esse costume.
RedNailsBlossomsOs chineses em particular, faziam uma mistura de vários ingredientes: clara de ovo, cera de abelha e até gelatina! Pétalas eram esmagadas e incluídas na mistura para obtenção de uma coloração rosada ou avermelhada.
Os antigos egípicios utilizavam henna de cor vermelho-amarronzada para colorir as unhas, essa mudança da coloração das unhas era sinal de opulência e riquesa.
Em 600 antes de Cristo, no tempo da dinastia Chou, já existiam cores específicas designadas às mulheres da realeza para separá-las das mulheres comuns. Inicialmente, a realeza usava dourado ou prateado mas, conforme o tempo foi passando, essas cores mudaram para preto e vermelho. Enquanto isso, a classe baixa tinha que se contentar com cores mais claras. Se pessoas que não fizessem parte da realeza fossem vistas usando as “cores reais”, elas seriam executadas!
Não está claro como o esmalte evoluiu depois da antiguidade, mas de acordo com um artigo publicado na “Nails Magazine” em 2007, no século 19 as unhas eram tratadas com óleos essecias vermelhos e polidas com tecidos de camurça. Um século mais tarde, algumas mulheres massageavam suas unhas com pós e cremes coloridos e então as poliam para deixá-las brilhantes. Durante esse periodo, as mulheres também usavam um esmalte transparente, que era aplicado com um pequeno pincel feito com pelo de camelo.
FingersA criação do esmalte como o conhecemos, é atribuída a Michelle Menard nos anos 1920 e foi inspirada nas tintas para carros. O interesse pelo esmalte para unhas começa então a florescer e muitas estrelas de Hollywood eram vistas com frequência exibindo unhas bem vermelhas.
Desde então, foram criadas inúmeras outras cores de esmalte. Hoje em dia, as corem cobrem todo o espectro, do preto ao branco, do vermelho ao verde, passando por todas as cores intermediárias.




Os registros remontam ao antigo império chinês, seguido dos egípcios e até mesmo dos incas. De que estamos falando? Esmalte de unhas! Sim, este cosmético feito para embelezar as unhas femininas foi inventado na forma que conhecemos hoje por volta dos anos 20 do século passado pela francesa Michelle Ménard.
No final da década de 30, os vidros de esmalte já eram vendidos no mercado varejista.

Untitled-4

Nos anos 50 a marca americana Revlon lançou um esmalte e batom na mesma cor. Batizado Love that Red, o vermelho vivo ganhou a preferência feminina de forma avassaladora, pois até hoje a cor é comercializada pelo laboratório.
Untitled-6
‘Love that Red’ foi o primeiro tom de esmalte fabricado em larga escalada.
O sucesso foi tamanho que a cor é vendida até hoje

 
Recentemente, resinas de poliéster foram acrescentadas à fórmula para evitar o enfraquecimento das unhas. Outra novidade dos tempos modernos é a oferta de cores. Atualmente os esmaltes são lançados em estações que seguem o calendário da moda.
dez-jan-2011-006

Os escuros do punk rock para ousar: As cores são as preferidas de lendas
vivas como o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards
A francesa Séphora, mega multimarca dos cosméticos do grupo francês LVMH, oferece mais de 30 marcas de esmaltes em 280 cores. Nunca um verão teve tantas opções como este! Obedecendo ao desejo e a vontade de cada mulher o esmalte é mais uma opção para se destacar nas areias das praias do nosso litoral.
dez-jan-2011-004

Os clássicos clarinhos viraram tendência nude
Enquanto os esmaltes clarinhos são chamados de nude, os coloridíssimos dos anos 80 estão em alta, sem falar nos escuros do punk rock! Rosas e vermelhos também somam nas opções de cores para realçar as unhas.
dez-jan-2011-008

Os tradicionais vermelhos. O eterno Love that red da Revlon, terceiro
da esquerda para a direita
dez-jan-2011-010

Para um look teen: lollypop!!!
dez-jan-2011-007

Os coloridíssimos dos anos 80 estão de volta!
dez-jan-2011-005
Os tons de rosa eram considerados nos anos 50 a única
alternativa frente aos vermelhos









A cor, a princípio,era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.

Um exemplo desta diferenciação ocorreu durante o reinado de Cleópatra.
A rainha, que não era tão bela assim, criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história,uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.

Outra rainha egípcia, Nefertite, poderosa conhecida por sua beleza,também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi.

Com essas influências a civilização do Império Romano passou a valorizar ainda mais o cuidado com as mãos,e o polimento das unhas começou a ser difundido (em geral ele era feito com materiais abrasivos).

Já na China antiga (3.000 A.C.) as unhas.compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha.
Pulando para a idade moderna...

1.800 d.C. - As unhas femininas apresentavam-se curtas,moldadas a lima, levemente arredondadas e discretas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.

1.830 - Na Europa,o médico “dos pés ” Dr. Sitts, desenvolve o primeiro instrumento de manicure, muito utilizado até hoje:o Pau de Laranjeira. Com este instrumento, a cutícula podia ser empurrada gentilmente para trás, sem ferí-la. Antes deste instrumento, a cutícula era removida com todo tipo de metal,ácidos e tesouras.

1.892 - A sobrinha do Dr.Sitts, apresenta um novo método de cuidados para unhas e inicia palestras sobre como tratar a cutícula e as unhas. E aí, surgem os primeiros salões de manicure.

1.900 - Era comum usar tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polireram usados cremes colorantes e pós. Já havia modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais
que um dia nas unhas.

1.910 - Foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York, a Flowerey Manicure Products. A empresa produzia o famoso Emery Board, um tipo de lixa metálica que se tornou um produto básico para o tratamento de manicure.

1.914 - Uma mulher, Ana Kindred registra em Dakota do Norte, EUA, a patente para a proteção das unhas. Uma cobertura protegia as unhas dos operários dos desgastes dos agentes químicos.

1.917 - A Vogue publica o anúncio “Não Corte a Cutícula .Use a técnica Simplex, de Home Manicuring”. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folheto com instruções para fazer as unhas em casa.
Com esse anúncio, mais e mais mulheres passam a querer unhas brilhantes e usar abrasivos, pastas ou pós polidores.

1.920 - As estrelas de cinema são maquiadas de acordo com o “esquema de características infantis”: olhos destacados, bocas grandes, narizes pequenos, cabelos curtos e magreza de rapazes. Atém então, ainda não havia exatamente um esmalte de unhas. Entretanto, a indústria automotiva criou a base dele, desenvolvendo esmaltes para carros.

1.925 - Finalmente foi lançado o primeiro esmalte de unha: transparente e em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas. Para a responsável pela manicure na Metro Golden Mayer (MGM), então o estúdio de cinema mais popular dos Estados Unidos, Beatrice Kaye, os anos 20 e 30 eram os anos da manicure estilo meia lua. A cutícula era removida e a unha preenchida apenas ao centro. Mais tarde o esmalte seria aplicado à unha,mas não na meia lua junto à raiz (a lua). Nessa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativo, de cores fortes.

1.927 - A fábrica americana “Max Factor” lança o Max Factor’s Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores.

1.929 - O esmalte com perfume é lançado, mas sua aceitação e popularidade têm vida curta

1.930 - Divas do cinema,como Rita Hayworth e Gloria Swanson promovem o uso de esmaltes. Sua utilização passa a ser sofisticada e elegante, despertando a pintura das unhas com diversos tons de vermelho.

1.932 - Charles e Joseph Revlon, dois irmãos americanos, unem-se a um químico e criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.Nasce a marca Revlon. Eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

1.934 - Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a “Nu Nails ”, uma unha postiça para unhas roídas.O “Esmalte Líquido para Unhas” da Max Factor é introduzido no mercado, apresentando uma textura similar aos esmaltes atuais. A empresa começa a usar um número ilimitado de pigmentos e a moda passa ser esmaltes que combinavam uma boa cobertura da unha com brilho uniforme.

1.970 - Começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda. No Brasil, Paulo e Edison Scroback (pai e filho) fundam a Impala, em São Paulo, empresa brasileira de esmaltes que se especializou no tratamento e beleza das unhas.

1.980 - Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de “fyber glass”. A decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. Surge a profissão.



Cuidados com as Unhas:



Sabemos que o mais importante para quem pinta as unhas com frequência é a hidratação. Cuidar para que as mãos estejam sempre hidratadas é a melhor arma contra a tentação de usar o alicate. Sim, pois até as mulheres que não tiram mais as cutículas sentem necessidade de usar o danado quando uma ou outra pelinha resolve se rebelar.

Ceras da Granado e Fina Flor: a cerinha hidratante da Granado e a nova concorrente, a Hidracuty, são o item básico que todo mundo deve ter. Levamos na bolsa, deixamos ao lado do computador, da cama e usamos sempre que necessário. Sozinhas não fazem milagres, pois apesar de diminuir o aspecto áspero das cutículas, não diminuem o tamanho delas em si, mas são boas aliadas. Além delas, me lembrei da cera da Burt’s Bees, que é importada, tem cheirinho de limão.

Hidratantes diversos: o creme para unhas e cutículas da IndaFarma é um velhinho meu, foi mostrado no primeiro post, mas ainda funciona. É mais fluido do que gostaria (nós temos impressão de que só os cremes densos fazem efeito, não é mesmo?) mas tem um bom resultado. Uso quando estou enjoada das cerinhas, e também é absorvido rapidinho. O cheiro de cravo é ruim, mas nada é perfeito. :P Já o outro tem cheirinho de menta delícia. Toda menina tem seu hidratante preferido, o que vale é não esquecer de usar sempre.

Mira-Cuticle – Avon: produto que ajuda a reduzir as cutículas com seu uso prolongado. Quase matou a gente de desespero quando ameaçou sair de catálogo da Avon. :P Eu fiquei com medo e fiz logo estoque na época. E claro, duram até hoje, hahahahaha! Ela faz uma dupla imbatível com as ceras hidratantes. Uso pelo menos uma vez por dia, mas quando vejo as cutículas querendo rebelião recorro à ela mais de uma vez. Indispensável! Quem aí também não vive sem ela?


Nívea Soft: Esses creminhos foram indicação da minha querida Penélope Luz. Ela me disse que são seus principais aliados na hidratação das cutículas, e nem preciso dizer a lindeza que é a cutícula dela não é verdade? Quando comprei, deixei de lado os outros cremes, assim como faço sempre com produtos novos, para testar mesmo (só alternava com o mira-cuticle). Gostei do resultado, o produto absorve rápido e não meleca os dedos, nos deixando livres para as tarefas como digitar :P. O Nívea só não dá conta em dias de muitos swatches. A Penélope já fez um post falando sobre o Nívea e uma infinidade de outros produtos hidratantes aqui.







quinta-feira, 12 de abril de 2012

Chulé : Por que acaba Surgindo ?

Tudo Sobre Chulé .






Chulé, quem já não sofreu com esse mal. Ai meu Deus, Preciso tirar o tênis em público, o que fazer?
Chulé é causado pela ação das bactérias causando odor. Bromidrose são os odores desagradáveis do corpo humano. Écrina são glandulas que regulam a temperatura do corpo, e que atuam no nosso corpo desde o nascimento. Se a temperatura do corpo é quente, transpira-se mais(Hiperhidrose), deixando o corpo molhado, o que causa odores desagradáveis pela ação da bactérias. A hiperhidrose , suor excessivo é hereditário.


Uma boa higiene, pés bem lavados, sapatos arejados pode ser uma boa solução. Lave bem, esfregando-os levemente e secando bem e entre os dedos. Se preferir seque-os com secador de cabelos com ar frio.


 Qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, está suscetível a ter chulé. Os adolescentes, porém, sofrem mais com o chulé. Os hormônios aumentam a transpiração nos pés. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertiroidismo, diabetes e obesidade. Em alguns casos, o chulé acompanha problemas como micoses, alergias e eczema.
Mas,de fato, estas podem ser só as conseqüências de causas mais profundas e ao mesmo tempo até bem simples de controlar, como por exemplo o consumo excessivo de carnes vermelhas, pois tendo estas grande quantidade de toxinas, o organismo tende a excretá-las, o que pode tornar a secreção mais apetecível às bactérias e por sua vez as fezes destas causarem os tais odores.




O mau cheiro decorre da ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele.
As bactérias estão presentes na epiderme, a camada superficial da pele.A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo.A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha ou de plástico e meias sintéticas facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.




O chulé é algo que realmente incomoda, pois é muito difícil encontrar pessoas que admitem possuir chulé. Infelizmente o chulé quando é muito forte pode ser sentido de certa distancia as pessoas que sofrem com este incômodo se sentem na maioria das vezes incomodadas em certos lugares.
Muitas pessoas pensam que o chulé se da por falta de higiene quando na verdade este é somente mais um fator normal de algumas pessoas. Na verdade o chulé se dá por causa da umidade excessiva dos pés que às vezes se dá por calor, uso de sapatos fechadas e até mesmo meias coloridas.
O suor se da por causa da umidade do pé como já foi dito acima o que pode provocar um grande numero de fungos e bactérias que se alimentam de restos das peles dos pés. Então para que estes cheiros possam ser prevenidos é preciso que tome algumas atitudes como :

- Sempre que for toma banho lave corretamente os pés com sabonetes antibacteriano, não se esquecendo dos espaços entre os dedos e as unhas limpas;


- Procure não usar todos os dias o mesmo sapato, pois depois de um dia inteiro de uso o sapato fica úmido e é preciso deixar que ele seque para que use novamente. O indicado também é que o lave freqüentemente e sempre que possível o deixe secar no sol;


- Evite o Maximo o uso de sapatos fechados e não empreste sapatos de outras pessoas em hipótese alguma;


- Use sempre talco antes de calçar os sapatos, os talcos podem ser usados em pó ou então em spray. Estes talcos ajudam a acabar com a umidade dos pés;


- Esfolie os pés pelo menos uma vez por semana;


- Evite usar tênis sem meias;


- Opte sempre por meias de algodão que ajudam a sugar a umidade dos pés;


- Nunca ande descalço por lugares úmidos, nem use sapatos e meias úmidas;


- Antes de dormir faça uma pequena escalda pés com há preto, que tem como objetivo evitar a transpiração dos pés e conseqüentemente evitar o chulé.


- Antes de dormir procure sempre usar hidratantes nos pés.

 nome real do chulé nos pés é pouco conhecido, mas existe e chama-se Bromidrose que é algo que não escolhe pessoas e pode ocorrer com qualquer pessoa, independente de qual é o seu sexo, idade ou classe social. Existem pessoas que teem chulé constantemente, casos estes que precisam de tratamento médico, pois provavlmente a causa é genética. Outras pessoas tem o famoso chulé temporário, que é muitas das vezes causados após um longo e estressante dia de trabalho, onde o indivíduo passou o dia todo com um sapato de couro, totalmente fechado, não proporcionando ao pé, condições adequadas de respiração, causando assim a ploriferação das bactérias que causam o tão constrangedor mau cheiro.



De onde vem o Chulé.

Por que será que algumas pessoas têm um cheiro mais forte nos pés do que outras? Os pés são partes do corpo que mais transpiram e por conta disso temos bactérias na pele com a função de absorver esse suor e jogar fora a sobra. Por isso o chulé.


Nosso corpo todo transpira, mas o que acontece é que usamos meias e sapatos e isso favorece um ambiente adequado para as bactérias, um ambiente úmido. Então, quando tiramos o tênis liberamos um cheiro desagradável que é a excreção das bactérias coletadas de nossos pés, meias, sandálias, etc.
Mas porque aquele amigo tem um chulé mais forte que o seu? Porque algumas pessoas têm mais chulé do que outras? Provavelmente ele transpira bem mais que você. O mau cheiro está diretamente ligado ao tanto que um indivíduo transpira.
Para se livrar desse cheirinho que incomoda muitas pessoas você deve usar sempre meias limpas, utilizar sabonetes bactericidas e deixar o tênis arejando antes de usá-lo novamente. Fazendo isso você consegue diminuir o número de bactérias de seus pés.
Agora, evitando o uso de sapatos apertados, usando meias sempre quando for calçar tênis e algum produto anti-odor e anti-transpirante você consegue eliminar boa parte da transpiração dos pés. Caso essas dicas não ajudarem, procure um especialista no assunto. Ele receitará um medicamento com intuito de tratar esse odor forte, matando boa parte das bactérias e reduzindo sua transpiração.




25695 chule Chulé: Por que Acaba Surgindo?


Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene.
O mau cheiro decorre da ação de bactérias, que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. As bactérias estão presentes na epiderme, camada superficial da pele. A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo. A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha, de plásticos, meias sintéticas, facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.
O odor desagradável nos pés pode gerar incômodo não apenas à pessoa que apresenta o problema, mas também àqueles que estão à sua volta.
O suor é composto por água e sais minerais e não possui cheiro, mas, quando em contato com as bactérias colonizadas nos pés, devido ao uso de sapatos fechados, sem ventilação, ou em decorrência de estresse e alterações hormonais, surge a situação tão incômoda e com odor ruim.
Para se cuidar contra o problema de chulé, a pessoa deve lavar os pés e entre os dedos, usar sandálias ou sapatos com meias de algodão e usar também desodorantes antitranspirantes. Talcos e sabonetes só devem ser utilizados com prescrição médica. O pó anti-séptico evita a proliferação de bactérias, além de funcionar como compressores dos poros e inibidores da secreção de suor.
Outro aliado são as lontoforese, umas placas que, quando colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminuem a transpiração. Há também o uso de medicação, que deve ser prescrito pelo médico, quando necessário.
O ideal é ter um cuidado específico com essa região, evitando condições que favoreçam a proliferação de bactérias. A higiene também é fundamental. Procure usar meias de algodão, evitar o uso de tênis sem meias, expor os calçados ao sol, trocas as meias todos os dias, secar bem os pés, usar cremes esfoliantes, dentre outras orientações. Use vai ajudar a diminuir o problema.




Como acabar com o Chulé .




Vamos descrever como se faz um remédio para acabar com o chulé, tirar o fedor dos pés, eliminar o mau cheiro dos pés, acabar com a micose que provoca o fedor, mau cheiro, chulé, nos pés, usando REMÉDIOS CASEIROS.
As recomendações básicas são as mesmas que se fazem para as micoses: não usar calçado apertado; não usar calçado de borracha (usar pele e couro, pano, ou “naturais”); não usar meias com fibras sintéticas, usar algodão, evitar as condições que provocam transpiração; pôr os pés ao léu (usar calçado aberto ou andar descalço) sempre que possível… Mas isso não chega! Até porque, quem tem o problema do chulé, muitas vezes se inibe de andar com os pés ao léu, precisamente por causa do mau cheiro.

Para acabar com o chulé em pouco tempo deve preparar, no mínimo, uma tintura de ALECRIM e uma tintura de ALFAZEMA (lavanda). Pode ainda preparar e usar: tintura de pinheiro, de cipreste…
A forma que usamos para preparar as tinturas aplica-se a todas elas: colocar uma boa porção da planta respectiva: ALECRIM, ALFAZEMA, PINHEIRO, CIPRESTE, o que for, num frasco de vidro, de boca larga e cobrir com álcool até um ou dois centímetros acima da planta. Deixar repousar cerca de 12 horas antes da primeira aplicação e depois guardar assim mesmo sem separar as plantas, porque a tintura só é "tintura", ao fim de vinte dias. As tinturas duram anos (se não se gastarem antes, é claro!).

A estratégia para acabar com o chulé é:


colocar num cálice (vidrinho), numa chaveninha (xícara pequena), ou num pratinho, umas quantas gotas de tintura de ALECRIM e/ou de ALFAZEMA (lavanda), juntar (ou não) as duas tinturas e algumas das outras nas proporções que produzam o aroma que lhe é mais agradável.
As tinturas de Lavanda ou de Alecrim são básicas para o tratamento e devem ser usadas sempre, separadas, ou em conjunto, ou misturadas com as outras, conforme cada um preferir.
Se quiser acelerar o cura da micose pode juntar também uma ou duas gotas de tintura de cravinho.


Juntar, à quantidade de tintura que se vai usar (deve ser o suficiente para aplicar na totalidade dos pés) um pouco de água (menos de metade da quantidade de tintura), mexer com o dedo e aplicar.
Se se preferir um efeito bem hidratante, então deve-se juntar, além da água, igual quantidade de óleo de girassol ou de soja. ou azeite mesmo, e um pouco de óleo para o corpo, ou óleo de bebé. Também pode juntar a um creme ou leite corporal. Mexe-se e fica cremoso, muito agradável.


Este preparado, com as tinturas, um pouquinho de água e os óleos, é excelente para usar como creme hidratante, para todo o corpo, depois do banho e o melhor tratamento que há para a pele e para as rugas.

Também é óptimo para acabar com a comichão, impinges, coceira, etc. aplicando a tintura (ou mistura de tinturas) pura.
Outros cuidados a ter:

Lavar os pés sempre que se muda de calçado (ou, pelo menos, duas vezes ao dia), juntando umas gotinhas de água oxigenada à água onde se lavam os pés. Depois da lavagem seca-se e aplica-se o preparado da alínea anterior, nos pés, massajando bem. Não secar depois, deixar assim mesmo que seca rapidinho.

O calçado deve ser lavado todos os dias, se isso for possível, ou então limpo por dentro, passando com um algodão (ou paninho) molhado em água oxigenada, primeiro, e depois com a mesma mistura das tinturas, mas sem água, azeite ou óleo.

Também pode usar só a água oxigenada, mas o efeito não é tão espectacular nem tão agradável. Na verdade até prejudica a hidratação dos pés…
Fazendo, com persistência, este tratamento que aqui se descreve, consegue acabar com o chulé em poucos dias. Depois é só fazer a manutenção: usar o tratamento 3 ou 4 vezes por semana, no mínimo.
Experimente que vai adorar. A sensação é óptima e a auto estima sobe muito…



1. Por que ele é causado?O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.

2. Existe algum tipo de suor que é mais propício ao problema?Não exatamente. Na realidade, o odor resulta da ação de bactérias e fungos na queratina macerada pelo suor. Homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, mas pode ocorrer também em crianças.

3. Usar a mesma meia mais de uma vez é prejudicial? Por quê?As meias devem ser trocadas diariamente e ser, de preferência, de algodão. As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais.

4. O calçado pode ser usado novamente sem lavar?O ideal é que as pessoas, no mínimo, exponham os sapatos ao sol depois de usar. O calor seca o suor, diminuindo as bactérias e os fungos. E tente não repetir o mesmo calçado em dias seguidos.

5. Os talcos realmente previnem o problema?Existem alguns sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho, que podem auxiliar na profilaxia. Eles agem diminuindo o suor e eliminando as bactérias que trazem o mau cheiro nos pés.

6. Qual a diferença ente um talco comum e os próprios para os pés?
Os talcos próprios para os pés podem ser grandes aliados no tratamento contra o chulé, porque absorvem a umidade e podem conter substâncias anti-sépticas.

7. Algum material usado nos calçados é mais propício a dar mau cheiro?
O uso contínuo de sapatos fechados de borracha ou de plástico, além de meias sintéticas, facilitam a produção de suore impedem a ventilação dos pés. Por isso, é melhor evitá-los se você tem tendência a ter chulé.

8. Por que, em geral, os homens sofrem mais com o problema?Na verdade, qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode ter esse mau odor nos pés. No entanto, os homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, porque o hormônio testosterona pode determinar uma maior transpiração nos pés. Além disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. As mulheres também podem ser atingidas pelo chulé, no entanto em menor número porque elas costumam utilizar sandálias abertas e trocam os sapatos com maior freqüência do que os homens.

9. E existe uma maneira de acabar de uma vez por todas com o chulé?Para ficar livre do chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Assim, a umidade dos pés é eliminada, dificultando a ação dos fungos e das bactérias.




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acessorios.


 Bijuterias chiques e indispensaveis


Sem dúvida nenhuma, um lindo brinco e um lindo colar fazem qualquer vestido de festa ficar ainda mais bonito. Mas, em eventos como casamentos, formaturas e festas sociais, o ideal é não haver exagero, pois a elegância e a sofisticação desses momentos exigem uma adequada coordenação dos acessórios com o vestido de festa. Para não errar, veja algumas dicas:
  • Lembre-se sempre que vestidos com muitos detalhes pedem sempre jóias menores e sem muitos brilhos.

  • Os acessórios de festa podem ser desde jóias de verdade, até bijuterias, não importa. O importante é o visual ser sempre elegante e sofisticado, sem exageros.

  • As cores mais adequadas de jóias e bijuterias, são sempre as douradas e prateadas. A escolha entre essas duas deve ser feita sempre de acordo com a cor do vestido, dos sapatos e da bolsa. Escolha qual cor combina mais com o seu tom de pele, estilo e personalidade.

  • As jóias e bijuterias de festa devem ter detalhes sofisticados como pedrarias (strass, cristais, pérolas, metais luxuosos e pedras coloridas) e devem estar sempre com brilho, limpos e em bom estado.

  • Os brincos de festa devem ser pequenos e médios, sem exageros. Se o vestido já tiver detalhes (bordados, drapeados, golas) use brincos discretos e mais curtos. Lembre-se que a sofisticação sempre é dada com acessórios menores e mais delicados.

  • Os colares de festa devem ser mais curtos, no estilo gargantilha. Podem ser usados com vestidos tomara que caia e com alças. Se as alças dos vestidos forem muito grossas ou com detalhes, ou se o vestido for frente única, não use colar. Invista em outros acessórios, como brincos maiores, braceletes e anéis.

  • Os braceletes e pulseiras de festa não devem ser muito grossos nem muito finos, e devem ser de materiais nobres, como strass e cristais. Se o vestido tiver mangas ou se você for usar um casaco de pele, não use pulseiras.

  • Em festas, o ideal é usar apenas um anel bem bonito e poderoso (se usar aliança, use numa mão a aliança, e na outro o anel). Anéis com pedras são ideais para festas.

  • Se o seu vestido de festa for simples e sem destaque, use acessórios maiores e com mais brilhos e detalhes. O ideal é chamar a atenção para zonas distintas do corpo, por exemplo: se usar um brinco chamativo, não use colar. Use um bracelete ou bolsa bem requintada.

Um lindo brinco e um colar deslumbrante com certeza trazem um destaque extra para aquele seu vestido simples, porém para ocasiões formais a dica é não exagerar nos tamanhos e detalhes, a elegância de peças simples também trazem ao look um diferencial.
Quando você optar por roupas muito detalhadas, preferia jóias ou semi jóias simples, sem muito brilho, e opte por modelos menores. Os acessórios para festa podem ser tanto jóias de ouro, como uma boa bijuteria, isso não importa, o importante é sofisticação dos detalhes, para festa opte por pedras, cristais, pérolas e metais.

gold silver Dicas Para Usar Jóias E Bijuterias Em Festas


Os brincos não devem ser muito grandes, os colares também devem ser mais curtos, se você for usar um modelo de frente único ou vestido com alças grossas não use colar, prefira investir em outros acessórios como braceletes e anéis. Falando nisso, os braceletes não devem ser muito grossos, e os anéis, para festas o ideal e usar apenas um. Toda a combinação depende dos detalhes de seu traje.


Todas as ocasiões especiais exigem uma apresentação feminina adequada, combinando luxo, sofisticação, elegância e sensualidade. Um visual pode ser perfeitamente formado com esses requisitos, porém deve ser construído não somente através do vestido de festa, mas também com a escolha ideal dos acessórios de festa.
 
Muitas dúvidas surgem no momento da escolha dos acessórios sociais, entre modelos, materiais, tamanhos e cores de jóias ou bijuterias que devem ser combinados com cada modelo de vestido de festa.
 
 
 
 
Como compor o look de Festa. Foto:Bymk
 

Como Combinar Acessórios com o Vestido de Festa. Foto:Bymk
Os acessórios de festa, embora variam muito entre modelos e formas, seguem um certo padrão de elegância. Colares, gargantilhas, brincos, pulseiras, anéis e bolsas de festa, geralmente são em tamanhos menores que os acessórios usados em ambientes mais casuais. Além disso, ganham formas mais clássicas, materiais luxuosos ou brilhantes, e cores não tão chamativas.
 
Lembre-se que a dica fundamental para a elegância é fugir do exagero. Na dúvida, prefira acessórios clássicos e simplificados. Alguns acessórios ficam bem mais elegantes quando adquirem apenas um detalhe como destaque.
 
 
 
 

Jóias e Bijuterias para Festas


Acessórios de festa podem ser desde bijuterias às jóias sofisticadas, mas que combinem com o visual escolhido, de forma elegante e sem exageros. Os materiais mais vistos nos acessórios de festa são strass, cristais, pérolas (verdadeiras ou não), peças luxuosas em metais ou pedrarias. As tonalidades mais comuns de acessórios sociais são douradas, prateada, acobreada, com apenas alguns detalhes coloridos vistos em pedras.
 
 
Bracelete e Brincos de Festa. Foto:Vivara
 
Anel e Brinco de Festa. Foto:Vivara
 

 
  
Brinco de Festa. Foto:Casa Leão


 
Os colares de festa, em sua maior parte, não devem ser muito compridos nem muito grandes. Estes devem ser usados com vestidos sem muitos detalhes na parte superior ou sem bordados excessivos no corpete.
Dica: Colares devem ser usados com vestidos de festa tomara-que-caia, para um melhor efeito.
 
 
 
 
Anel e Brinco Sociais. Foto:Vivara
 
Anel Dourado Colar de Festa. Foto:Vivara
 

 
As gargantilhas, mais ajustadas ao pescoço, podem ser usadas com vestido tomara-que-caia, ou até mesmo com alças finas ou grossas, quando estas não forem ornamentadas, nem houver brilhos em excesso.
 
Os brincos menores ou em tamanho médio geram um visual mais elegante. Brincos muito compridos retiram um pouco do glamour do visual festa, a não ser que o vestido seja bem básico e praticamente sem detalhes.
 
Pulseiras delicadas podem ser usadas com vestidos elegantes de festa, quando estes não apresentarem mangas detalhadas. Prefira modelos de pulseiras sem pingentes ou detalhes exagerados.
Os anéis de festa podem ser um pouco mais ousados, quando não utilizar pulseiras chamativas. Invista em anéis com brilhos, como jóias ou semijóias. Pedras transparentes ou em tonalidades leves nos anéis ficam ótimas com os vestidos de festa.
 
 
 
 
Anel com Pérola e Brincos Cristais. Foto:Vivara
 
Brincos e Pulseira para Festa. Foto:Vivara
 

 
Lembre-se que quanto mais detalhado ou bordado for o vestido, mais simples devem ser as jóias ou bijuterias usadas com os vestidos de festa e vice-versa. Ou seja, vestidos básicos sem ornamentações ou aplicações, nem muito brilhos permitem usar acessórios um pouco mais ousados, com alguns brilhos e pedrarias.
 
 
 


  

Bolsas de Festa


As bolsas de Festa costumam ser pequenas, podendo ser levadas nas mãos ou na lateral do corpo, sobre o ombro, com alças em couro fino ou metal. As bolsas sociais geralmente são feitas em materiais nobres, como couro, camurça ou cetim.
 
 
 
 
Bolsas de Festa. Foto:Accessorize
 
Bolsas Sociais. Foto:Accessorize
 
Bolsa de Festa. Foto:Accessorize
 
Carteira para Festa Dourada. Foto:Web Luxo
 

 
As bolsas sociais, também conhecidas como carteiras de festa, podem apresentar detalhes sofisticados, como broches em strass, abotoamento em peça de metal, ou vários bordados em pedrarias, paetês ou cristais.
 
As bolsas sociais também podem ser escolhidas de acordo com cada personalidade. Mulheres modernas podem optar pelas bolsas de festa como as carteiras mais retas, um pouco maiores. As românticas podem investir em bolsas sociais com algum detalhe sofisticado em laço. As sensuais, por exemplo, podem investir em formatos inovadores ou nos bordados, isto é, se o modelo de vestido de festa permitir.
 
 
 
 
Bolsinhas de Festa. Foto:Chic
 
Carteiras de Festa. Foto:Moda Bolsas
 
Bolsinhas Sociais. Foto:Chic
 
Bolsa Social Bottega Veneta . Foto:Casameto Perfeito
 

 
Dica: Na hora de comprar a bolsa de festa, prefira modelos clássicos, sem muitos detalhes que sigam a moda de certa temporada. Assim, as bolsas de festa podem ter uma enorme vida útil, ou seja, podem sempre ser utilizadas, independente da época ou ocasião social.
 
Lembre-se que para combinar as bolsas de festa com o vestido e acessórios observe o visual que já esta sendo formado. Se o look, composto pelo vestido de festa, já tiver detalhes ou brilhos suficientes, escolha uma bolsa de festa elegante, mas simples, sem bordados ou aplicações. Se o look estiver simples e permitir, aposte nas bolsinhas de festa com bordados ou paetês.
 
 
 
 


Acessórios de Cabelo para Festas


Os acessórios de cabelo podem ser usados em festas sociais, porém com cautela. Lembre-se que você não deve competir com a noiva, madrinhas ou debutante, em caso de casamentos ou festas de 15 anos. Portanto, cuidado com o exagero.
 
 
 
 
Acessórios de Festa para Cabelos. Foto:Accessorize

 
Quando o visual estiver um pouco leve e não exagerado, apenas algum brilhinho ou detalhe como uma bela presilha para detalhar ou segurar o penteado, ou tiara com um pequeno e delicado enfeite em strass são permitidos.
 
Não esqueça de observar se o look, a composição vestido/acessórios ainda necessita de um toque final. Se o visual já estiver completo ou ideal para a ocasião, deixe o acessório de cabelo para um próximo evento!
 
 
 


  

Como Combinar Acessórios Sociais com Vestidos de Festa


Alguns fatores devem ser levados em conta na escolha dos acessórios sociais e bolsas de festa. O seu estilo pessoal, ou seja, se você é do tipo moderna, romântica, básica ou sensual. Além disso, o modelo, detalhes, bordados e tonalidade dos vestidos de festa são de fundamental importância na hora da escolha dos acessórios de festa.
 
O visual fica ainda mais elegante quando os materiais dos acessórios combinam entre si. Um colar de pérolas, por exemplo, pode ser usado com um brinco no mesmo estilo, mas, nada impede de você usar um anel com pedra, em material diferente. As combinações devem ser harmônicas, porém não há uma regra para isso. Acessórios de metais podem ser combinados com strass, cristais ou pedrarias, por exemplo.
 
 
 
 
Look de Festa. Foto:Bymk
 
Look Social. Foto:Bymk
 

 
No quesito cores, a variedade de combinações é muito comum, a dica é fugir do exagero e tonalidades ousadas e contrastantes. Saiba que as cores neutras dos acessórios são peças-chave: dourado, prateado, acobreado são tonalidades que ficam bem com todas as core de vestidos, além de pedras e cristais transparentes. Alguns detalhes nos acessórios como pedras, podem apresentar a mesma tonalidade do vestido, ou tom sobre tom.
 
A maioria das pessoas combina tanto com o tom dourado como prateado. Mas, para saber com qual dos dois seu tom de pele combina mais, observe a tonalidade dele. Pessoas com tom de pele fria combinam bem com acessórios prateados, as de pele em tom quente ficam lindas com o dourado e já as peles neutras combinam com os dois! Pessoas de pele morena também ficam ótimas com acessórios dourados. A opção mais fácil para descobrir isso é colocar dois acessórios sobre a pele, um prateado e um dourado, e ver qual brilha mais.
 
 





Joias e Bijuterias de Noiva

As joias e bijuterias ajudam a noiva a brilhar no dia do casamento. Isso porque elas são um complemento muito elegante no visual da noiva, se bem combinadas com o vestido de casamento, os sapatos, o véu e o buquê, além de outros acessórios.
noiva com joias
Uma das joias que as noivas não costumam dispensar são os brincos. Os brincos podem ser bem simples ou mais elaborados, ganhando maior destaque. Isso dependerá do tipo de penteado e rosto da noiva, e também da sua preferência pessoal.
pulseiras, brincos e colares de noiva
Colares ou fios são o número dois em acessórios de joias para o dia do casamento. Um colar, além de ficar elegante, sempre tem o efeito de embelezar um decote ou até mesmo de amenizá-lo, dependendo da joia escolhida e do efeito desejado.
exemplo de brincos de noiva
Muitas noivas não dispensam uma pulseira ao casar. Elas suavizam o pulso e dependendo do modelo podem ser usadas até mesmo com luvas. Caso a noiva decida usar um acessório não tem necessariamente de abrir mão do outro.
joias para a noiva e seu buquê
Outras joia ou bijuteria cada vez mais usadas são os broches, aplicados na noiva ou em seu buquê. Se a noiva usa joia ou bijuteria, isso depende de sua vontade pessoal. Atualmente existem bijuterias tão interessantes como joias.


Como Conservar Suas Bijuterias


Como conservar bijuterias


Toda mulher é apaixonada por bijuterias, pois atendem a todos os gostos desde as mais extravagantes as mais finas e delicadas, fazem parte do nosso dia a dia e com certeza nos ajudam a valorizar e dar nova aparência ao nosso visual, por tudo isso devemos dispensar certos cuidado as bijuterias que não são jóias, porém devemos conservá-las como tal, para que possamos fazer uso por muito tempo, mantendo-as sempre lindas.

Segue aqui algumas dicas de conservação:

  • Ao tomar banho, retire-as.

  • Não vá à praia com bijuterias, pois a areia, água salgada e bronzeadores, poderão estragá-las, oxidando-as, o mesmo vale para clubes, retire-as antes do banho de piscina.

  • Nunca durma usando bijus.

  • É conveniente retirá-las antes de usar perfumes e cosméticos, pois algumas substâncias podem escurecê-las, aguarde alguns minutinhos para recolocá-las.

  • Muito cuidado com certos procedimentos feito nos cabelos como tinturas e alisamento, que contém produtos químicos muito fortes, ficando impregnados por alguns dias, esses produtos podem manchar as peças, principalmente as que ficam em contato com os cabelos.

  •  Não deixe suas bijus em contato com cosméticos, ao usar cremes e hidratantes para corpo, rosto e mãos, retire anéis, pulseiras e colares, pois a química encontrada nesses produtos, aliado a química do seu próprio corpo pode escurecê-las.

  • Evite usar bijuterias ao realizar serviços como jardinagem, pois a terra e os adubos químicos afetam a folheação do produto.

  • Evite usá-las ao realizar serviços domésticos, pois os produtos de limpeza, os produtos químicos e produtos abrasivos podem danificá-las.

  • Não as guarde todas juntas, pois podem embaraçar, dificultando a separação no momento de usá-las, podendo causar rompimento e escurecimento das peças pelo atrito, por isso o mais correto é colocar cada peça em saquinhos separados antes de guardá-las.

  • Guarde suas bijus em porta-jóias de preferência revestidos por tecidos de algodão, se não tiver porta jóia ou não for revestido, providencie uma caixa ou tecido para acomodar suas bijus.

  • Para que as peças não escureçam e não fique embaçadas a dica é colocar um pedaço de giz escolar branco dentro do porta-jóias, dessa forma ele absorverá a umidade do local.

  • Para limpá-las basta lavar com água e sabão neutro, secar com papel toalha e fazer um polimento usando flanela ou outro tecido macio, jamais deixe as peças de molho. Muito cuidado com creme dental e talco, pois causam uma limpeza e aparência temporárias e seus componentes químicos podem danificar as peças mais rapidamente.

O nosso dia a dia é muito corrido, mas evite ao máximo deixar bijuterias espalhadas pela casa ou dentro da bolsa, em bolsos, porta luvas de carro, pois o atrito a outros objetos danifica peças finas e aumenta o risco de você vir a perder uma bijuteria de que gosta muito, o acondicionamento correto das bijus está diretamente ligado a sua durabilidade, a principal dica não é saber comprar bem, mas conservar as que você já tem.